Expansão do AME+ Digital fortalece a rede assistencial e amplia o acesso à saúde no Estado

A chegada do AME+ Digital a novas regiões do estado de São Paulo marca mais um avanço importante na consolidação de um ecossistema de saúde cada vez mais conectado. Em novembro de 2025, o programa concluiu sua expansão para seis unidades adicionais: AMEs São Carlos, Assis, Bauru, Tupã, Promissão e Jardim dos Prados.

O modelo AME+ Digital é uma solução de telemedicina que amplia e qualifica o acesso a atendimento médico especializado na saúde pública do Estado de São Paulo. 

Isso reduz as filas e o tempo de espera, proporcionando tratamento oportuno, que reduz a chance de evolução para quadros mais graves e sequelas. 

Ele é parte do Programa Saúde Digital Paulista, por meio do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital (PDI Saúde Digital) da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo  (SES-SP), em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). 

Com essa expansão, todos os serviços incorporados já iniciaram seus teleatendimentos, com exceção do AME Jardim dos Prados, que se encontra na fase de organização e agendamento das primeiras consultas à distância. 

Essa ampliação permite observar particularidades de diferentes regiões do estado, personalizando esse cuidado.

O avanço também consolida o papel estratégico dos AME físicos dentro do modelo híbrido de cuidado. Agora, são 10 AMEs integrados ao AME+ Digital, somando-se às frentes de atendimento remoto nas unidades prisionais. Atualmente, 63 unidades prisionais operam com o modelo, que se soma ao conjunto de 68 unidades da Jornada 100% Digital com TeleSAP, ampliando o alcance das ações de teleassistência no sistema penitenciário.

A integração contínua de novas unidades demonstra o amadurecimento da estratégia de saúde digital no estado, com foco em escalabilidade, eficiência e qualidade assistencial. Cada expansão representa não apenas mais pontos de atendimento, mas também mais pessoas alcançadas, menos deslocamentos necessários e maior agilidade no encaminhamento e resolução de casos.

O AME+ Digital segue, portanto, como uma das iniciativas centrais do PDI Saúde Digital para transformar a experiência do cidadão e fortalecer um modelo de cuidado robusto, sustentável e verdadeiramente integrado.