No dia 25 de agosto, foi lançada a nova Plataforma de Ensino Saúde Digital Paulista: mais simples, mais fácil de usar e com trilha personalizada à jornada do usuário, a ferramenta foi apresentada em um evento online com 324 participantes, incluindo equipes do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) e representantes das iniciativas integrantes do projeto, como TeleUTI, TeleSAP, TeleAPS, Ame+Digital e TeleAVC.
Muito além de capacitar, a nova plataforma busca valorizar o protagonismo dos profissionais da rede pública e estimular a troca de experiências, oferecendo cursos estruturados, ferramentas interativas para aproximar tutores e alunos, além do acompanhamento do progresso com certificação automática ao final dos módulos.
A abertura ficou a cargo da Dra. Maria Cristina Balestrin, Coordenadora de Saúde Digital da SES-SP, que destacou o caráter colaborativo do projeto: “Nossa jornada tem sido construída coletivamente, com muito empenho. Aproveitem os conteúdos para que possamos seguir juntos nessa construção”, afirmou.
Em seguida, Mairy Jussara de Almeida Poltronieri, Gerente de Inovação e Capacitação, celebrou a entrega:“Foram meses de trabalho intenso. A nova plataforma é moderna, intuitiva e cheia de novidades. Que essa jornada seja rica em aprendizado, sempre com o objetivo de expandir conhecimentos e oferecer o melhor atendimento aos pacientes”, ressaltou.
Inovações e Metodologia
A apresentação técnica foi conduzida pela equipe de Capacitação, que detalhou os conceitos centrais da ferramenta. Foram apresentados os modelos de “Aprendizado Significativo” e a “Jornada do Aluno”, que contempla cursos síncronos (ao vivo), in loco (presenciais) e assíncronos.
Próximos passos
Os profissionais já receberam, em seus e-mails, um link personalizado com orientações para acessar a trilha de atividades designada a cada um. As inscrições seguem abertas a todos os profissionais envolvidos no projeto.
Para complementar o suporte, foram oferecidos treinamentos e plantões de dúvidas, totalizando 20 horas ao longo de duas semanas, a fim de auxiliar na utilização da plataforma.
A Plataforma de Ensino Saúde Digital Paulista é uma solução que integra o Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital (PDI Saúde Digital), iniciativa da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo (SES-SP), em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).




