O modelo de Pronto-Atendimento (PA) Digital está mudando a prestação de cuidados de saúde nas Unidades Prisionais do Estado. Ele é parte Programa Saúde Digital Paulista, por meio do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital (PDI Saúde Digital). O PDI Saúde Digital é um programa da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo (SES-SP), em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Acompanhe seu blog para novas informações.
O PA Digital foi desenvolvido para oferecer atendimento rápido e seguro a casos de baixa complexidade, com teleatendimento realizado por médicos emergencistas do HCFMUSP. Isso resultou em uma redução considerável na necessidade de deslocamentos de pacientes das unidades prisionais para o serviço presencial desde sua implantação, em 28 de novembro de 2024.
Nos primeiros nove meses de operação, os índices obtidos impressionam: 31 unidades prisionais passaram a integrar a iniciativa. Foram feitas 1.423 triagens e, delas, houve 1.315 atendimentos efetivos:
- 1.042 solucionados diretamente pelo PA Digital, sem a necessidade de transportar a pessoa privada de liberdade para o atendimento presencial em unidades de saúde;
- 161 encaminhados para atendimento presencial;
- 105 direcionados a serviços de emergência.
A taxa acumulada de resolutividade atingiu índice de 87%, demonstrando que a maior parte das demandas pode ser solucionada dentro do próprio sistema digital, reduzindo a necessidade de encaminhamento para atendimento presencial, além de apresentar alto nível de satisfação pelo usuário.
Mais economia e segurança
Os benefícios vão além da melhoria no acesso à saúde. A iniciativa demonstra sustentabilidade plena.
Ao otimizar recursos do Estado, ela reduz custos com transporte, escolta e frota, diminui a emissão de poluentes no meio ambiente, enquanto melhora a qualidade de vida da população privada de liberdade.
Do ponto de vista operacional, o modelo aumenta a segurança ao limitar a necessidade de saídas externas, agiliza o tempo de resposta aos casos e otimiza o uso da rede de saúde, evitando sobrecarga nas unidades físicas e permitindo que recursos presenciais sejam direcionados a situações realmente necessárias.
Com esses resultados, o PA Digital se consolida como uma estratégia eficiente, segura e economicamente vantajosa, alinhada às demandas contemporâneas de saúde digital e à realidade do sistema prisional.