O projeto de Mapeamento de Iniciativas de Saúde Digital (SD) e de Requisitos Tecnológicos (RT) no Estado de São Paulo garantiu o cumprimento das metas gerais de respostas de estabelecimentos de saúde em 12 dos 17 Departamentos Regionais de Saúde (DRS). A constatação foi feita em julho de 2025.
O Mapeamento tem como objetivo identificar e avaliar a disponibilidade e a prontidão dos estabelecimentos de saúde que são prestadores de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), nas áreas de tecnologia, recursos humanos, capacitação, processos operacionais e características sociais. A partir dos diagnósticos, é possível promover políticas públicas direcionadas que viabilizem a transformação digital.
Ele é parte do Programa Saúde Digital Paulista, por meio do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital (PDI Saúde Digital) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), e realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP).
Com a conquista, o foco passa a ser ampliar a participação por tipo de estabelecimento de saúde – ainda que os avanços também tenham sido significativos quando se considera a meta de respostas nesse quesito:
- Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME): meta atingida em 100% dos estabelecimentos;
- Unidades Básicas de Saúde (UBS): 13 das 17 unidades, ou 76,5%, também já alcançaram o número esperado de respondentes;
- Unidades Prisionais (UP): meta atingida em 100% dos estabelecimentos.
Assim, os esforços se concentram em ampliar a participação dos Hospitais e das
Unidades de Pronto-Atendimento e Pronto-Socorros (UPA/PS).
O time do PDI Saúde Digital, em parceria com a SES-SP, equipes dos DRS e com o apoio de instituições como a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), atua para garantir uma amostra mais representativa dessas unidades. Esse levantamento é essencial para que o Mapeamento reflita a realidade dos serviços de saúde no Estado de São Paulo, contribuindo para decisões mais alinhadas com as necessidades locais.
Acompanhe o blog do PDI para novas atualizações!



