Seminário TeleAPS estabelece diretrizes para a Fase 3 da Atenção Primária à Saúde em SP

A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo (SES-SP), em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), por meio do Programa de Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital (PDI Saúde Digital) realizou, em 16 de outubro, o Seminário TeleAPS, um workshop voltado à reflexão e construção coletiva sobre a experiência no âmbito da Atenção Primária à Saúde do Estado de São Paulo. O encontro teve como objetivo estruturar as diretrizes para a Fase 3, que terá início em janeiro de 2026.

Realizado no Centro Líder, o seminário reuniu 22 participantes, que analisaram as ações e resultados alcançados até o momento. Desde o início da Fase 1, em fevereiro de 2024, e ao longo da Fase 2, iniciada em janeiro de 2025, o TeleAPS já registrou 40.570 teleatendimentos, 24 mil pacientes atendidos, 83,7% de resolutividade e NPS de 97, além de 4.000 participações em 650 horas de capacitação — números que refletem o impacto positivo da estratégia na ampliação do acesso e na qualificação do cuidado em saúde.

O evento contou com a presença da Dra. Maria Cristina Balestrin, Coordenadora de Saúde Digital da SES-SP, e do Dr. Gilberto Scarazatti, Consultor do Ministério da Saúde e Especialista em Saúde da GetConnect, além de lideranças da SES-SP e do PDI. 

Na abertura, Dra. Cristina Balestrin destacou a importância do momento e o protagonismo paulista em inovação digital: “É um momento bacana e estamos com uma ferramenta poderosa, que traz uma análise detalhada de informações coletadas nos estabelecimentos de saúde. A Saúde Digital do Estado de São Paulo é referência e já está em destaque”, afirmou.

A programação contou com a apresentação Contextualização do TeleAPS, conduzida por Michele Barros, Gerente de Projetos do PDI, e a exposição Aprendizados e Hipóteses TeleAPS, apresentada pela Dra. Laís Komatsu de Paiva, Coordenadora Médica do programa.

Na sequência, Dr. Fabio Yuji, Coordenador Médico, abordou o tema APS e a Coordenação do Cuidado na Saúde, com a participação dos Drs. Ágata Pereira, Ivy Abdalla e Gabriel Glebocki, que compartilharam percepções sobre a implementação do projeto nas regiões de Joanópolis, Diadema e Colômbia.

O seminário também incluiu três dinâmicas em grupo que promoveram debates e proposições sobre o TeleAPS: TeleAPS Hoje, para identificação de práticas e geração de valor; TeleAPS Amanhã, voltada às oportunidades de aprimoramento; e Priorização, que consolidou as principais ideias e definiu prioridades para a próxima etapa.

Ao final do encontro, os participantes destacaram a transparência e a colaboração nas discussões como fatores essenciais para o fortalecimento do projeto, reconhecendo o valor da troca de experiências e da construção coletiva para o seu sucesso.

 

Clique nas imagens para ampliá-las: