Registro agora conta com o Pronto Atendimento Digital (PA Digital), que começa a funcionar na UPA Nelson Antônio Hirata. A unidade de saúde atende, em média, 11 mil pacientes por mês e passa a oferecer teleatendimento para casos não urgentes e de baixa complexidade. O objetivo é ampliar o acesso aos serviços de saúde, dar mais agilidade ao atendimento e reduzir filas.
O PA Digital é uma solução de telessaúde que melhora o cuidado ao paciente. Ele integra o programa Saúde Digital Paulista, desenvolvido pela Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo (SES-SP), em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), por meio do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital (PDI Saúde Digital).
Nesse primeiro momento, o paciente faz uma triagem baseada em protocolos clínicos, que ajudam a identificar quem pode passar pelo teleatendimento. Na UPA Nelson Antônio Hirata, o serviço é indicado para quem tem sintomas leves, como dores de cabeça ou nos olhos, coriza, tosse ou dor de garganta, diarreia, náusea ou vômito, ferimentos simples, ardência ou dificuldade de urinar, dor lombar ou no pescoço, entre outros sintomas agudos.
Os médicos emergencistas (especialistas em urgência e emergência) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), que atendem pelo PA Digital, também avaliam os casos não graves para identificar situações que exigem maior atenção durante o atendimento.
Por que usar o PA Digital
- O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, com atendimento feito por médicos emergencistas dos Hospital das Clínicas da FMUSP;
- O tempo de espera é menor, pois a fila é organizada de forma a dar vazão aos casos mais simples;
- Aumenta a capacidade de atendimento das equipes de saúde, melhora a experiência do paciente e a qualidade do cuidado e reduz a sobrecarga no sistema de saúde.
Além disso, esse modelo facilita o acesso da população ao sistema de saúde, otimiza os recursos disponíveis e ajuda a reduzir as filas no pronto atendimento para casos de baixa complexidade.
O PA Digital é uma inovação que une cuidado humanizado e gestão de saúde mais eficiente, atendendo às necessidades dos pacientes e dos profissionais de saúde do município.




